sábado, 25 de junho de 2016

DIA MUNDIAL DE COMBATE ÀS DROGAS

O Dia Internacional de Combate às Drogas foi estabelecido pela ONU em 1987 com o objetivo de estimular o debate sobre o assunto, planejar ações de enfrentamento ao uso, abuso e tráfico de drogas ilícitas e criar ações de cooperação para uma sociedade livre da dependência química. Ao longo destes anos não há muito que comemorarmos. As estatísticas apresentam um consumo crescente, com iniciação cada vez mais cedo e a cada dia surgem novos tipos de drogas.
É óbvio que precisamos de estratégias de combate e enfrentamento ao uso, porém não podemos limitar as ações somente diante dos problemas instalados. Quando a droga entrou na vida do cidadão, recuperá-lo é tarefa árdua e uma luta desigual.
Acredito que só conseguiremos avanços significativos e uma redução do consumo quando as autoridades, o poder público e os pais acordarem para essa triste realidade e investirem pesado na prevenção. Mais do que correr atrás, precisamos nos antecipar e chegar antes do problema.
A família é a primeira referência na vida da criança e os pais devem assumir suas responsabilidades, guiando, orientando e servindo de modelo aos pequenos. Os pais precisam de coragem para falar sobre o assunto com os filhos, de forma segura e convincente, e isso exige um mínimo de conhecimento, caso contrário, não convencem ninguém e não são levados a sério.
Outro instrumento fundamental na prevenção são as escolas, local por onde passam praticamente todas as crianças e jovens. No currículo escolar há espaço para o desenvolvimento dos temas transversais que podem ser muito aproveitados. Não adianta ensinar um aluno sobre o que aconteceu a 2.500 a.C. se não discutirmos com eles sobre a realidade atual e os perigos iminentes.
O poder público também precisa se empenhar na prevenção. Criar espaços onde nossas crianças e jovens possam encontrar formas saudáveis de prazer, como a prática de esportes, a dança, a música, o teatro, etc. Atividades saudáveis que os cativem a ponto de não sentirem a necessidade de buscar o prazer ilusório que as drogas oferecem.
As igrejas também são fundamentais na prevenção. Precisam cativar o jovem, abordar o tema sem medo e transbordar sua vida com a essência do Ser Superior.
Só alcançaremos resultados significativos no combate às drogas quando cada um de nós entrarmos em ação, fazendo a nossa parte, sem acomodação e sem esperar para ver o que acontece. O dia mundial de combate às drogas é um convite à ação, e como diz aquela canção do Geraldo Vandré: “Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora. Não espera acontecer”.
Assoc. AE de Sertãozinho SP

PREVENÇÃO À RECAÍDA

Um dos maiores desafios no processo de tratamento da dependência química são as frequentes recaídas de uma parte das pessoas que buscam ajud...