sábado, 24 de janeiro de 2026

ÂNCORAS IMOBILIZAM, RAÍZES NUTREM

Observando nossos comportamentos, como podemos nos avaliar? Podemos nos comparar a uma raiz ou a uma âncora? E qual é a diferença, como podemos perceber isso em nosso dia a dia?

Âncoras imobilizam, travam, impedem a progressão. Pessoas âncoras são aquelas que não saem do lugar, vivem estagnadas, reclamam de tudo, culpam os outros por suas falhas, buscam desculpas para sua falta de ação, transferem responsabilidades etc. Isso as tornam frágeis, mantêm-nas presas, engessadas, paralisadas no tempo. 

Por outro lado, raízes sustentam, elas nutrem, fortalecem, dão suporte, e da mesma forma, pessoas raízes não se acomodam, e buscam permanentemente o seu crescimento pessoal.

Quanto mais profundas, mais as raízes criam sustentação para a árvore resistir às intempéries da natureza. Assim também são as pessoas raízes, elas estão sempre buscando aprofundar seus conhecimentos, melhorando suas atitudes, fazendo de cada novo dia, um dia cada vez melhor.

Assim como as raízes da árvore aprofundam visando absorver os nutrientes para sustentar sua estrutura, com as pessoas raízes não é diferente, elas buscam recursos capazes de nutrir sua existência e fazem isso através de uma espiritualidade fortalecida, participando de grupos de apoio, lendo bons livros, melhorando sua existência, vivendo em função do bem etc.

Pessoas raízes tornam-se fortes, são resilientes, enfrentam as adversidades da vida de cabeça erguida, não vivem a lamentar, e assim como uma árvore de raízes profundas sustentam a si mesmas e servem de suporte para outras menores que vivem ao se redor, a força das pessoas raízes sustentam a si mesmas e são a base de suporte para outras que convivem ao seu lado.

Por fim, avaliemos nossos comportamentos, recolhamos as âncoras e permitamos que nossa existência seja nutrida por raízes cada vez mais sadias e profundas. 


Celso Garrefa


ÂNCORAS IMOBILIZAM, RAÍZES NUTREM

Observando nossos comportamentos, como podemos nos avaliar? Podemos nos comparar a uma raiz ou a uma âncora? E qual é a diferença, como pode...