sábado, 16 de abril de 2022

RESPEITE O SEU "EU", ELE É ÚNICO

A população mundial já ultrapassou a marca dos oito bilhões de habitantes e, apesar do número astronômico de pessoas, não existe uma sequer igual à outra, no entanto, v
ivemos em uma sociedade que insiste em nos tratar como se fôssemos todos iguais.

Diariamente somos bombardeados e pressionados a adotar comportamentos que não condizem com nossa personalidade. As campanhas publicitárias ditam ordens e criam padrões o tempo todo: compre determinada marca, beba este produto, vista esta grife etc.

Diante dessa pressão, muitos de nós cedemos e adotamos comportamentos padronizados. Compramos coisas que não precisamos, consumimos produtos que não gostamos, fazemos coisas que não desejamos. Vivemos mais preocupamos em agradar aos olhos dos outros, que a nós mesmos. 

Não somos todo mundo e não precisamos fazer o que os outros fazem, não precisamos gostar daquilo que os outros gostam, nem precisamos atuar apenas para agradar a massa. 

Não se trata de paralisarmos no tempo. O mundo e a vida mudam em alta velocidade e precisamos nos ajustar às novas realidades, mas é importante desenvolvermos em nós a habilidade do questionamento. Para que eu preciso disso? Por que devo adquirir esta marca? Que necessidade tenho de adotar determinado comportamento? 

Além de assumirmos nossa identidade também devemos enxergar os outros em suas diversidades e aceitá-los como são. A expansão das redes sociais trouxe à tona o quanto o ser humano é intolerante em relação aqueles que julga diferentes de si. É com tristeza que vemos, ainda hoje, a necessidade de campanhas para combater a intolerância, seja ela, racial, sexual, política, religiosa etc.

A maravilha da vida está na diversidade e cada um de nós é uma versão única e exclusiva de nós mesmos. Aceitemo-nos como somos, respeitemos as diferenças e que cada um seja feliz a seu modo.


Celso Garrefa 
Amor-Exigente de Sertãozinho SP





Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM ESTÁ NO COMANDO DO MEU "EU"

O sétimo princípio básico do Programa Amor-Exigente cita que "tomar atitude precipita uma crise". Mas, crises incomodam, causam de...