sábado, 20 de maio de 2017

A CULPA É DA CAÇAMBA

Perceberam como existem pessoas que vivem buscando justificativas para tudo que dá errado em sua vida? Esses indivíduos possuem grande dificuldade para assumir suas falhas e vivem buscando desculpas ou procurando culpados para tentar explicar o seu infortuno.

Todos nós enfrentamos nossos problemas, nossos desafios, mas vivemos em uma sociedade onde é preciso camuflá-los, mostrar que tudo está bem, transmitir a imagem de sucesso, de perfeição. Ao acessarmos as redes sociais parece-nos que todos os problemas acabaram. Pessoas sorrindo, fazendo festas, tirando selfies, ou mostrando os problemas - dos outros. 

Esse mundo irreal transmite-nos a falsa sensação de que somente nós temos problemas e isso pode nos afetar. Sentimentos de tristeza, de frustração, de vergonha, de fracasso perturbam e assim,  como mecanismo de defesa muitos preferem adotar as justificativas. Para tal, possuímos uma lista de opções para despejarmos as culpas: culpamos os governos, as leis, as escolas, o sistema, os policiais, os amigos, os traficantes, a caçamba, culpamos o outro, ou seja, tudo, menos admitimos nossas falhas.

Reconhecer nossas falhas é o primeiro passo para corrigirmos e mudarmos os rumos do que deu errado. Admitir um erro é um ato de coragem, não diminui ninguém e possibilita abrirmos caminhos para sua correção e consequentemente assumirmos as responsabilidades necessárias para não repeti-lo. 

Por fim, devemos compreender que somos responsáveis apenas pelos nossos comportamentos e atitudes. As nossas falhas são nossas e precisamos encará-las, as do outro a ele pertencem e assim sendo, não precisamos abraçá-las. 


           

Texto de Celso Garrefa            
Programa Amor-Exigente 
de Sertãozinho SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM ESTÁ NO COMANDO DO MEU "EU"

O sétimo princípio básico do Programa Amor-Exigente cita que "tomar atitude precipita uma crise". Mas, crises incomodam, causam de...