segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Grupo de Apoio

A primeira atitude da família, ao tomar conhecimento da dependência de um de seus membros, é tentar esconder o fato, acreditando que sozinhos seremos capazes de resolver a situação e que vão conseguir ajudá-lo a se livrar do enrosco em que ele se meteu, porém, não basta querer ajudar, é preciso saber ajudar e na busca por esse saber os grupos de apoio são extremamente importantes.
        
Sentimentos como culpa, medo e vergonha nos fazem retrair e buscar o isolamento, no entanto, essa é a pior decisão, pois o que mais precisamos, nesse momento, é de ajuda, de apoio e de orientação. Sozinhos perdemos forças, sentimo-nos perdidos e fragilizados, tornamo-nos alvo de fácil manipulação, passíveis de chantagens e não raro, adoecemos.

Sozinhos enfrentamos o medo, os problemas, os desgastes, além do preconceito de muitos. Assistimos ao afastamento de pessoas amigas ou familiares e não sabemos mais a quem recorrer. Ouvimos muitos conselhos, mas a maioria deles vinda de pessoas bem intencionadas, no entanto, despreparadas em relação ao problema e o que conseguem é apenas aumentar o nosso sentimento de culpa.

Os grupos de apoio do programa Amor-Exigente não possuem uma receita pronta, não apresentam soluções mágicas e nem prometem milagres, mas ao chegarmos nos grupos percebemos, desde o primeiro instante, que não estamos mais sozinhos. Na partilha falamos e somos ouvidos com atenção e respeito, sem acusações e sem críticas.

As trocas de experiências no grupo, norteadas pelos seus princípios básicos e éticos, potencializam a nossa capacidade de enfrentamento do problema e assim começamos a recuperar a esperança perdida. Aprendemos a agir com equilíbrio ao invés de só falar e traçamos metas para alcançarmos objetivos.

 Isolamento não resolve problemas. Os grupos de apoio não fazem mágicas, mas nos capacitam para lidarmos com um problema de alta complexidade de forma assertiva e orientada, amplia nossa visão de mundo, potencializa nossa capacidade de enfrentamento dos desafios e devolve a esperança de retomar os rumos da nossa vida e da nossa família. Por tudo isso, procurem por um grupo de apoio e usufruam do seu poder transformador. 

              
             


Texto de Celso Garrefa          
Programa Amor-Exigente 
de Sertãozinho SP





5 comentários:

  1. EL PRINCIPIO QUE NOS DA FUERZA PARA SEGUIR ADELANTE...FUERZA FE Y ALEGRÌA...OBRIGADA POR PARTILHAR E BEIJOS GRUPO...ELINDA...VOLUNTARIA AE URUGUAY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário, Elinda. Um grande abraço a todos os companheiros do Amor-Exigente do Uruguai. Sucesso sempre. (Celso Garrefa - Amor-Exigente Sertãozinho SP - Brasil).

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. o programa de amor exigente deu nova vida na nossa familia existe vida apos as drogas com o adcto em recuperaçao ou nao primeiro eu segundo eu terceiro eu so por hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, por postar seu comentário. Forte abraço.

      Excluir

QUEM ESTÁ NO COMANDO DO MEU "EU"

O sétimo princípio básico do Programa Amor-Exigente cita que "tomar atitude precipita uma crise". Mas, crises incomodam, causam de...